27-11-2010 23:34

Otimização de sites

 

A meta-tag TITLE é muito importante porque ela "diz" ao sistema de busca o assunto de sua página, e no caso de sua página principal, ela informa sobre o conteúdo do seu site. Definir um título nem sempre é uma tarefa simples! Você precisar pegar a essência de sua empresa e destacá-la em uma sentença. Mas dê uma olhada nas páginas de seu site e mãos a obra! Siga os seguintes passos:

1. Certifique-se de que três ou quarto de suas keywords mais importantes apareçam na Tag TITLE. As palavras mais importantes devem aparecer perto do início da sentença e elas podem ser repetidas dentro de uma sentença para dar mais ênfase.

2. Deixe o nome de sua marca e promoções de vendas para outra parte da página. Embora colocar o nome de sua empresa no início do título seja uma tendência natural, você deve lembrar que a menos que você seja bem famoso como uma Coca-Cola, as pessoas não estarão procurando por você. Por isso, coloque suas keywords mais importantes na frente da Tag Title e estabeleça o nome de sua marca ou logo de sua empresa em outros elementos da página. Se o nome de sua empresa incluir suas keywords então você pode escrevê-la no título da página, mas não necessariamente no início.

De modo similar, o título da página não é lugar para suas promoções de vendas. Por isso, deixe de fora os "floreados" ou adjetivos irrelevantes, a menos que eles realmente sejam termos usados em pesquisas para seus produtos ou serviços.

3. Coloque um termo que defina seu nicho ou área geográfica no título da página. Se você está tentando conseguir posições Top 10 ou Top 20 para um termo como "web design", então você está realmente diante de uma "briga" bem difícil. No entanto, suponha que sua empresa esteja localizada no Rio de Janeiro. Nesse caso, ao invés de você tentar a quase impossível tarefa de conseguir as primeiras posições para o termo "web design", seria muito mais fácil você conseguir um bom posicionamento no seu nicho geográfico incluindo o termo "Rio de Janeiro" no título de sua página. Ex. "Web Design: Baixo Custo em Web Design no Rio de Janeiro”

4. O Título da página pode ser maior do que você imagina. Alguns dizem que a Tag TITLE não deve ser maior que 70 caracteres. É verdade que apenas os 70 primeiros caracteres é que aparecem no topo da barra do seu browser, mas os robots dos sistemas de busca conseguem ler o resto do título e não irão penalizá-lo se você exceder os 70 caracteres. Dê uma olhada em sites com alto ranking em categorias bem competitivas e você encontrará alguns exemplos com Títulos bem longos. Escreva o Título de acordo com sua necessidade de ter suas keywords e frases importantes incluídas numa sentença que melhor descreva sobre seus produtos e serviços.

5. Diversifique a Tag TITLE nas páginas internas de seu site. Mesmo com um título longo, não é possível destacar todos os possíveis termos que alguém pode usar para encontrar seu site. Isto não é um problema se você fizer bom uso das outras páginas do seu site. Por exemplo, a página "Contato" poderia ser usado para enfatizar a área geográfica novamente, e assim por diante. Muitos sites cometem o erro de repetir o mesmo título em todas as páginas do site. Evite isso e use cada título das páginas para destacar suas importantes keywords ou frases.

Portanto, dê uma olhada no Título de cada página do seu site e verifique se você pode dar uma boa melhorada neles. Seu esforço será bem recompensado.

Sistemas de Busca (Search Engines) & Ranking de Páginas

Pesquise por qualquer coisa usando seu preferido sistema de busca (Search Engine) baseado em crawler. Quase que imediatamente, o sistema de busca irá classificar através de milhões de páginas que ele conhece e mostrar aquelas que combinam com o tópico que você pesquisou.

É claro que os sistemas de busca nem sempre trazem os resultados corretos. Páginas não relevantes aparecem e às vezes é preciso um pouco mais de esforço para achar o que você está procurando. Fora isso, eles fazem um trabalho maravilhoso.

Infelizmente, os sistemas de busca não têm a habilidade de perguntar algumas questões para focar sua pesquisa. Eles também não podem confiar em julgamentos de experiências passadas para ranquear páginas web, da maneira como podem fazer os humanos.

Como então eles determinam a relevância quando confrontado com centenas de milhões de páginas webs para classificar? Eles seguem algumas regras conhecidas como algoritmos. Exatamente como funciona um algoritmo de um sistema de busca é um segredo.

Contudo, quase todos os principais buscadores seguem as regras gerais descritas abaixo. Uma das principais regras em um algoritmo de ranque de página envolve o local e frequência de palavras chaves (keywords) em uma página web. Pode ser chamado de método de local/frequência.

Páginas com termos de pesquisa aparecendo na Tag Título de um HTML são frequentemente mais relevantes do que outros tópicos. Os sistemas de busca irão também ver se as palavras chaves pesquisadas aparecem perto do topo da página web, como por exemplo, no cabeçalho ou nos primeiros parágrafos do texto. Eles assumem que quaisquer páginas relevantes ao tópico mencionarão essas palavras-chaves logo no início.

Frequência é outro principal fator em como os sistemas de busca determinam a relevância. Um sistema de busca irá analizar com que frequência as palavras chaves aparecem em relação a outras palavras em uma página web. Aquelas com frequência maior são consideradas mais relevantes do que outras páginas web.

Vamos agora qualificar o método de local/frequência mencionado acima. Todos os principais sistemas de busca seguem esse método até certo grau, da mesma maneira que os cozinheiros seguem uma receita padrão. Porém, os cozinheiros gostam de adicionar seus próprios ingredientes secretos.

Do mesmo modo, os sistemas de busca adicionam "tempero" ao método de local/frequência. Nenhum deles faz exatamente do mesmo modo, daí o motivo de uma mesma pesquisa em diferentes sistemas de busca produzir resultados diferentes.

Para começar, alguns deles indexam mais páginas webs do que outros. Alguns também indexam páginas web com mais frequência que outros. O resultado é que nenhum deles possui a mesma coleção de páginas webs para pesquisar. Isso naturalmente produz diferenças, quando os resultados são comparados.

Meta Tags são o que muitos desenvolvedores de websites erradamente assumem como sendo o "segredo" para impelir ou impulsionar seus websites ao topo do ranque. Contudo, nem todos os sistemas de busca lêem os meta tags. Já aqueles que lêem os meta tags podem considerá-los de maneira diferente. Assim sendo, meta tags podem ser parte da receita para conseguir um bom ranque, mas não necessariamente o ingrediente secreto.

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