Otimização de sites nos sistemas de busca
Uma pesquisa em um sistema de busca baseado em "crawler" normalmente traz milhares ou mesmo milhões de páginas relacionados com uma pesquisa. Em muitos casos, apenas os 10 ou 20 resultados mais "relevantes" são mostrados na primeira página, dependendo do sistema de busca.
Naturalmente, qualquer um que tenha um site quer aparecer ou estar entre os 10 ou 20 primeiros da lista. Isso se dá porque as maiorias dos usuários encontrarão o que procuram entre os 20 primeiros resultados na lista. Ser listado a partir do 21 significa que muitas pessoas não irão acessar seu site.
As dicas de otimização de sites abaixo o ajudarão a chegar perto dessa meta, tanto para as palavras-chaves (keywords) que você pensa que são importantes como por frases que você nem esteja antecipando.
Título da Página. Sem dúvida nenhuma, o título de sua página é o principal fator a ser considerado durante a otimização de seu site para os sistemas de busca. Isto porque a maioria dos sistemas de busca e diretórios dão muita importância nas palavras-chaves encontradas no título de sua página. Os sistemas de busca normalmente usam o título de sua página na lista de resultados de pesquisas.
Veja algumas dicas de como definir o Título de suas páginas.
Escolha suas palavras-chaves alvo. Como você acha que as pessoas irão procurar por seu site? As palavras que você imaginar que as pessoas irão digitar na caixa de pesquisa são suas palavras-chaves.
Por exemplo, digamos que você tenha uma página dedicada a "coleção de selos". Toda vez que alguém digitar "coleção de selos", você quer que sua página apareça entre os 20 primeiros resultados. Então, essas serão suas palavras chaves para aquela página.
Cada página em seu site conterá palavras-chaves alvo diferentes, que refletem o conteúdo da página. Digamos que você tenha outra página sobre "história dos selos". Então, "história dos selos" pode ser usada como palavra-chave para essa outra página.
Suas palavras-chave devem sempre ter duas ou mais palavras. Normalmente, muitos sites serão relevantes para uma única palavra, como por exemplo, "selo". Essa "competição" significa que suas chances de sucesso serão muito baixas. Não gaste seu tempo lutando contra isso. Escolha frases de duas ou mais palavras, e você terá mais sucesso.
Posicionar suas palavras-chave. Certifique-se de que suas palavras-chave apareçam em locais cruciais de suas páginas. O título da página é o mais importante. Cometer o erro de não colocar palavras chaves no título da página é o motivo principal de páginas perfeitamente relevantes serem mal ranqueadas.
Os sistemas de busca também gostam de páginas onde as palavras-chave apareçam "alto" (high) na página, conforme descrito com mais detalhes na página sobre Como os Sistemas de Busca Ranqueiam Páginas. Para acomodá-las, use suas palavras-chaves no cabeçalho (headline) de sua página, se possível for. Faça com que elas também apareçam nos primeiros parágrafos de sua página web.
—————